Estúdio Animazul

O Estúdio Animazul é uma atividade oferecida pelo Ponto de Cultura Animazul para difundir as técnicas artesanais do cinema de animação.  De forma lúdica e envolvente, os participantes são convidados a experimentar brinquedos óticos criados no século 19,  como o taumatrópio,  flipbook,  zootrópio, fenactoscópio e praxinoscópio e animar pequenas cenas em    massinha, desenho 2D, areia, recorte, luz e pixilation.  O Estúdio pode ser montado em escolas, instituições, centros culturais, ruas e praças, para públicos de todas as idades. 

Como Funciona

O Estúdio Animazul é uma experiência interativa, oferecida a grupos de até 100 participantes.  Os monitores do Ponto de Cultura Animazul apresentam os brinquedos óticos e explicam as principais técnicas de animação. Em seguida, cada grupo de até 20 pessoas escolhe uma das técnicas para produzir pequenas animações, durante 30 minutos. Os grupos trocam de técnica até experimentar a mesa de luz, massinha de modelar, areia, recorte ou pixilation. O resultado pode ser visto na hora, na TV ou no telão. 

As Técnicas

Passe mouse sobre as imagens

Massinha

Animação de massinha é um tipo específico de stop-motion em que personagens e/ou cenários são criados de massinha de modelar. Os objetos modelados são fotografados quadro-a-quadro e as imagens transferidas para o computador, onde ganham movimento.

Película

Animação na película é uma técnica em que as imagens são criadas diretamente sobre a película. Pode-se trabalhar com filme virgem ou velado, desenhando, pintando, raspando, perfurando ou arranhando a superfície. 

Stop-motion

Stop-motion é uma técnica de animação em que objetos são fotografados quadro-a-quadro. Quando as fotografias são exibidas a 24 quadros por segundo, cria-se a ilusão de movimento.  A técnica pode ser executada com bonecos, objetos, brinquedos, pessoas, legumes, etc.

Desenho Animado

Desenho animado, ou 2D,  é a técnica que consiste em desenhar com lápis no papel, sobre uma mesa de luz, a sequência do movimento de um personagem ou objeto. Os desenhos são escaneados, transferidos pra o computador e montados sequencialmente para ganharem movimento.

Animação com Areia

Animação com areia é a técnica em que artistas utilizam pincéis, pontas de lápis ou as próprias mãos para fazer desenhos sequenciais na superfície de uma camada de areia, colocada sobre uma bandeja de luz. Os desenhos são fotografados  e animados no computador.

Pixilation

Pixilation é a técnica para animar pessoas reais. A ilusão do movimento é criada quando fotografamos cada variação de posição das pessoas em uma sequência organizada de imagens.

Pika-pika

Pika-pika, ou light painting, é uma técnica de animação, que significa “pintar com a luz”. A técnica consiste em movimentar uma fonte de luz (lanterna, isqueiro), em um ambiente totalmente escuro, com a câmera fixa, programada para longa exposição. Com a fonte de luz, o (a) animador (a) irá “pintar” o que quer que apareça na imagem.

Rotoscopia

A rotoscopia é uma técnica de animação que consiste em criar sequências animadas desenhando as imagens de um vídeo real, quadro a quadro.  Em outras palavras, é o processo no qual você redesenha imagens de um vídeo gravado previamente.

Recorte

Recorte é a técnica que utiliza materiais como o papel, a cartolina, o papelão, tecidos para construir os  personagens, objetos ou cenários, que serão fotografados na sequência do movimento que você quer produzir.

Brinquedos Óticos

Zootrópio

Este brinquedo ótico, criado no século 19, é o precursor do cinema e do desenho animado. Os participantes fazem desenhos em papel que são colocados no zootrópio, uma espécie de tambor que, ao ser girado, cria a ilusão do movimento.

Flipbook

Consiste em uma série de desenhos, com uma pequena modificaçãio entre eles; cada desenho vem em uma folha separada, como se fosse um livro. O movimento é criado quando as páginas são passadas rapidamente.

Praxinoscópio

Este brinquedo é uma pequena alteração do Zootrópio. Em vez de se olhar através de ranhuras colocadas na face cilíndrica, o espectador vê o movimento das imagens num jogo de espelhos colocado no interior do objeto.

Taumatrópio

O Taumatrópio é um disco de papelão com uma imagem diferente de cada lado. Quando giramos esse disco, as imagens se combinam formando uma só. Por exemplo, um desenho de uma gaiola de um lado e, no outro, o de um passarinho. Ao girar temos a impressão de que o passarinho está dentro da gaiola.

Lanterna Mágica

A Lanterna Mágica é um aparelho para projeção de imagens pintadas sobre vidro ou acetato. É composta por uma fonte luminosa, que nas primeiras lanternas (1659) era uma simples vela ou um candeeiro, um refletor e uma objectiva. É o primeiro aparelho destinado a projeções coletivas.

Fenactoscópio

Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.

Quem Faz

Instituto Marlin Azul
instituto@imazul.org

(27) 3327-6999 / 3026-8012 / 3327-5009
Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, n.º 570
Jardim da Penha – Vitória / ES
CEP: 29060-720